fbpx

NOSSO BLOG

Dicas de como estudar em casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Estudar em casa pode não ser efetivo quando não se tem um ambiente adequado e ainda há muitas distrações na residência. Muitas vezes, a presença de outras pessoas já é um impeditivo para conseguir se concentrar, e neste texto vamos te mostrar como conseguir estudar em casa nesses momentos em que há outras pessoas compartilhando o ambiente. Confira!

Converse com as pessoas
Estudar com outras pessoas em casa pode se tornar uma tarefa difícil caso não haja uma colaboração entre as partes. Portanto, antes de iniciar seus estudos, tenha uma conversa com elas e explique que você precisará de silêncio para se concentrar nas tarefas. Peça para que, na medida do possível, ajudem não fazendo barulhos e nem criando distrações que possam te afetar.

Escolha um local adequado
Estudar na mesa da cozinha ou na sala de jantar pode não ser boa ideia, pois são ambientes em que, a qualquer momento, alguém pode aparecer e te distrair. Então tenha um ambiente de estudos onde você possa colocar os seus materiais, que seja o mais silencioso possível e que as pessoas que moram com você não usem com frequência.

Estude em momentos mais calmos
Existem momentos durante o dia em que as atividades domésticas são mais ativas e em que a produção de barulho é maior, como na hora do almoço e do jantar. Nem sempre será possível, mas tente programar o seu estudo para os momentos em que há mais silêncio, assim você não será atrapalhado e conseguirá aproveitar mais o período de aprendizado.

Seja o professor
Que tal propor para quem mora com você que te ajude nos estudos? Assuma o papel de professor e explique para alguém o conteúdo que está estudando. O exercício cerebral vai além de apenas estudar o material, pois você estará utilizando também outros sentidos do corpo humano para relembrar o que foi estudado, além de ter que desenvolver uma técnica para explicar para o outro.

Leia mais

Siga nosso Facebook